domingo, 15 de maio de 2011

Relatório De Têxteis

Texteis, começámos por realizar a apresentação tanto da tecnologia, dos professores como da turma, cujo os seus nomes são: Ana Gonçalves e Orenzio Sant. Explicaram-nos o que iríamos realizar, como iríamos, falaram-nos do mundo de têxteis, a importância do têxtil no nosso quotidiano, entre outra. De seguida visionámos um powerpoint com as competências do têxteis, que são:      
Manipulação de materiais convencionais (os materiais habituais da área) e não convencionais (os materiais que não são habituais da área)
Reutilização de materiais e apropriação de objectos encontrados, um exemplo de uma reutilização é revestir um objecto encontrado.
Reconhecer as técnicas de tecelagem, estampagem e as técnicas mistas, e ainda equipamentos da área.
 Acções praticadas nesta área: recortar, rasgar, desfiar, entretecer, aplicar, sobrepor, enchumaçar, revestir, forrar, franzir, cozer, pontear, (stitch), pespontar, bordar, colar, engomar, tingir e reservar. Também vimos trabalhos de alunos que realizaram no módulo de têxteis e de autores como Louise Bourgeois e outros artistas especificados em baixo.
 
Loisse Bourgeois, foi uma artistica plástica conhecida no Brasil por sua escultura Maman, uma enorme aranha que permanece em exposição no MAM-SP.  Fortemente influenciada pelo surrealismo, pelo primitivismo e por escultores modernistas como Alberto Giacometti e Cosntanti Brancusi, os seus trabalhos tendem a ser abstractos e altamente simbólicos, e estão presentes em vários espectáculos e colecções permanentes em museus ou galerias pelo mundo fora.
A escultora conviveu com diversos mestres da arte moderna, como o espanhol Miró, e teve grande influência sobre muitos artistas, em especial, as mulheres. Ela mantinha em seu ateliê um programa para aconselhar jovens sobre seus trabalhos.
As esculturas que ela produziu em madeira, metal, pedra quase sempre tinha formas orgânicas e referências sexuais. O tema principal da obra de Bourgeois, porém, era a necessidade de proteção e alimentação do ser humano em um mundo assustador.

MAM-SP- Museu de Arte Moderna de São Paulo


Rosemarie Trockel, nasceu em Schwert. Vive e trabalha em Colônia. Artista conceitual alemã com grande projeção internacional na arte contemporânea. Sua obrafala sobre a mulher e seu papel na sociedade. Discute a cultura, a produção artística e a sexualidade. Estudou Antropologia, Sociologia e Matemática para tornar-se professora. Mais tarde, estudou pintura na Werkkunstakademie em Colônia. É professor da Kunstakademie em Dusseldorfe. Recebeu vários prêmios em seu país. Desenho, pintura, objetos, instalações, vídeo, fotografia e escultura são os meios usados para construir sua obra.


Christo e Jeanne Claude, são um casal artista, o casal é conhecido pelas instalações de arte ambiental, entre outros, pelo seu trabalho no Reichstag, o Parlamento alemão, em Berlim e na Pont Neuf, ponte em Paris, e mais recentemente The Gates no Central Park de Nova Iorque. Jeanne-Claude nasceu em 15 de junho de 1935 como Jeanne-Claude Denat de Guillebon, em Casablanca, no Marrocos. Ela descendia de uma família de oficiais franceses. Seu marido, Christo, nasceu no mesmo dia na Bulgária. Ambos viviam juntos há 51 anos.

Maria Lai, nasceu em Ulassai (Nu), em 1919. Depois de frequentar a escola de arte em Roma, estudou com Arturo Martini na Academia de Veneza, entre 1942 e 1945.  Com Martini nasceu o legado da vocação experimental de Lai. A busca por diferentes técnicas e materiais é original desta, assim como pães ricos, quadros, cerâmicas, pinturas e livros costurados e intervenções ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário