Iniciámos um novo módulo, mas também será o nosso último módulo, Design de Produto. Desta vez não teremos de realizar a exploração de ideias, nem o conceito, não teremos de começar pelo desafio. A aula começou com uma apresentação de um powerpoint, sobre o que era o design de produto.
O design teve origem na Revolução industrial, em que apareceu os métodos da construção em auxílio da maquinação e na produção de muitos exemplares iguais. No design, o meio natural sempre foi uma inspiração principal do homem. Domínio de uso e aplicação do design de produto no mobiliário: cadeiras, mesas, estantes... no equipamento urbanístico : bancos dos jardins, paragens de autocarros... e em termos de produto: canetas, cadernos, ténis.
A antropometria é a ciência que estuda os valores métricos globais e parcelas do corpo humano, para que os produtos de design se adequam a todos os tipos de pessoas no global.
As fazes que devem ser seguidas na produção de um produto de design
- 1ª a instrução de um problema
- 2ª Projecto e experimentação
-3ª Realização.
Teremos de realizar uma pesquisa de dez elementos de função prática, dez elementos de função estética e dez elementos de função simbólica. Tem de conter imagens, texto, desenhos, etc.
Desenho Técnico:
- Um cubo com doze centímetros de aresta em perspectiva cavaleira
- Identificar no cubo as medianas externas e internas e as diagonais das faces
-Identificar quatro sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira a partir das linhas que realizamos dentro do cubo (medianas e diagonais)
-Fazer um esboço das projecções das peças/sólidos no método europeu, ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado
-Realizar as projecções de um sólido, desenhá-lo segundo o método europeu.
Materiais:
Folha A3 papel cavalinho
Folha A3 papel esquisso (vegetal)
Régua ( escala + de 40 cm)
Esquadro (escala + 20cm)
Transferidor
Compasso
Lapiseira (minas 0,5cm)
Lápis HB
Borracha
Afia
X-acto
Tesoura
Cola liquida
Cartolina 1 ou + cores
Papel quadriculado A4
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