quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Museu do Azulejo

Azulejo: nome árabe que quer dizer “pequena pedra polida”
Ao longo da 1ª metade do séc. XVI Portugal encomendou azulejos em Sevilha

Técnicas:
Técnica da corda seca
Técnica do alicatado
Técnica da aresta

equipamento para a cozedura:
Trempes
Gazete
-1000 Graus na cozedura durante uma semana,colocavam-se os azulejos em caixas para evitar que estes ficassem sujos das cinzas.

Usavam o cobre e o ferro para criar efeitos metálicos, pois o óxido de chumbo dava brilho (para reproduzir a cor vermelha, usando uma atmosfera redutora de oxigénio); com o ouro e a prata era necessária uma 3ª cozedura.

Técnica faiança/majólica permitirá uma maior liberdade de desenho.

Características portuguesas nos azulejos:
Ilusão óptica, estilo maneirista
Transfiguração
Decoração
Dinamização


1580-1640
-Portugal estava sobre o domínio dos espanhóis, sendo um período difícil. Cabendo a tarefa de decorar as igrejas a simples artesãos sem formação académica, nesta época é muito frequente a utilização de figuras geométricas.

-Na 1ª metade do séc. XVII houve a combinação de tapetes para originar novos tapetes.

1690- Portugal começa a receber ouro e diamantes do Brasil

1690-1750
-Período de redecoração das igrejas de estilo barroco (figuras decorativas, talha dourada, azulejo em azul e branco e pintura) é a época do teatro, D. João V

-Nos finais do séc. XVII Portugal começou a encomendar os azulejos na Holanda, o clero já não queria mais nada em tapete.
Diferença entre as características holandesas e portuguesas

Holandês: desenho
Português : pintura (obtiveram várias cores)

-Séc. XIX e XX oficina nas caldas da rainha , arte contemporânea,por Rafall Bordarlo Pinheiro.

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